Filme de Ficalho

segunda-feira, 31 de março de 2008

O Arraial_2008

O arraial realiza-se no Domingo da Festa e grande parte da população vai passar o dia à Ermida de Nª Sra das Pazes, que dista três quilómetros de Ficalho. Há alguns anos atrás, era eu pequena, o arraial fazia-se à segunda-feira, o que dificultava a presença dos forasteiros e dos ficalheiros ausentes longe da sua terra Natal. Por isso, passou para o Domingo desde 1981, depois do povo ter sido consultado através de um inquérito.
A imagem de Nª Sra das Pazes no pátio da capela, onde aguarda a oração dos crentes.

Após alguns copitos, juntam-se homens e mulheres e percorrem todo o arraial a cantarem à Senhora das Pazes.


Os banjos , as violas dos tocadores e as maracas do Zé Maria acompanham um misto de vozes, de diversas gerações, que entoam melodias alentejanas.

Este ano, como já vem sendo hábito, reviveram-se as danças tradicionais da nossa terra. Dançámos aos "Topes" e algumas danças de roda.

A Procissão dá três voltas à ermida de Nª Sra das Pazes. Segundo reza a tradição antigamente o número de voltas correspondia ao número de guiões, das localidades vizinhas presentes.









Petiscos dos mais variados não faltam
.

domingo, 23 de março de 2008

Tradição da Aleluia

Aleluia antigamente
ALELUIA_2006





ALELUIA_2008











Fotos tiradas a 21 de Março de 2008


À meia-noite de sexta-feira Santa, um grupo de homens, jovens e rapazes saem do adro da igreja de Ficalho, a tocarem os chocalhos e de seguida percorrem todas as ruas da aldeia . Esta tradição desconhece-se a data do seu início e a razão por que é realizada de sexta para sábado. Pois sabemos que a Aleluia é um acontecimento cristão que é comemorado de sábado para domingo. Domingo de Páscoa é o dia da ressureição de Jesus.
Era tradição há, aproximadamente, 30 anos atrás, os festeiros irem pintar a capela da Ermida de Nª Srª das Pazes, no sábado de Aleluia, pois a festa estava próxima( a festa é sempre no fim-de-semana a seguir à Páscoa). Estes levavam bolos e guloseimas a contar com a visita do grupo da Aleluia que ia tocar à referida ermida durante a manhã.



sábado, 22 de março de 2008

Os bolos para a Festa das Pazes

Era tradição, em Ficalho, oito dias antes da festa confeccionarem-se bolos para a tão esperada Festa de Nª Sra das Pazes. Para reviver a mesma resolvemos puxar fogo ao meu forno de lenha, que tenho no quintal.Para o Batista e o Monge o dia começou mais cedo, a carregar lenha de oliveira, de um olival.
Depois foi só encher o forno e acendê-lo.
E ... já está em ala!

O forneiro espreita para dentro do forno para ver se já está branco( sinal que está pronto para cozer) e desvia a cinza com um utensílio próprio...
Dentro da cozinha todos se preparam para a azáfama de confeccionar os bolos.
Desde o mais velho ao mais novo, todos participam.
Umas fazem os bolinhos de azeite, outras enfeitam-nos com uma amêndoa...
outras untam as formas,
enquando outras sorriem, já alguém se adianta a amassar os esses de margarina.





Enche-se o forno com os tabuleiros e com as bacias de mel.
Os bolos de mel saem uma maravilha!...
A Vizinha Júlia acondiciona-os depois de saírem do forno
Prepara-se nova fornada.

O forneiro tira do forno desta vez os...
suspiros, os tosquiados de amêndoa,
os bolinhos de côco,
e os bolos de açucar.