Filme de Ficalho

segunda-feira, 31 de março de 2008

O Arraial_2008

O arraial realiza-se no Domingo da Festa e grande parte da população vai passar o dia à Ermida de Nª Sra das Pazes, que dista três quilómetros de Ficalho. Há alguns anos atrás, era eu pequena, o arraial fazia-se à segunda-feira, o que dificultava a presença dos forasteiros e dos ficalheiros ausentes longe da sua terra Natal. Por isso, passou para o Domingo desde 1981, depois do povo ter sido consultado através de um inquérito.
A imagem de Nª Sra das Pazes no pátio da capela, onde aguarda a oração dos crentes.

Após alguns copitos, juntam-se homens e mulheres e percorrem todo o arraial a cantarem à Senhora das Pazes.


Os banjos , as violas dos tocadores e as maracas do Zé Maria acompanham um misto de vozes, de diversas gerações, que entoam melodias alentejanas.

Este ano, como já vem sendo hábito, reviveram-se as danças tradicionais da nossa terra. Dançámos aos "Topes" e algumas danças de roda.

A Procissão dá três voltas à ermida de Nª Sra das Pazes. Segundo reza a tradição antigamente o número de voltas correspondia ao número de guiões, das localidades vizinhas presentes.









Petiscos dos mais variados não faltam
.

7 comentários:

Eu disse...

Após uma declaração...resta-me a contemplação!!!!! Ainda bem que Maria Digital faz estes registos, permitem a visualização das "belezas" do nosso Alentejo.Ah! Ah! Abraço grande.

Anônimo disse...

Mais uma vez pude ver a maravilhosa imagem da mãe de Deus, aqui representada na imagem de Nossa Senhora das Pazes, por quem desde criança tenho muita fé, e ao ver o seu rosto, fico sempre imocionado. Bem-haja a quem mantem vivas as tradições do nosso povo. Viva Ficalho.

Anônimo disse...

Como sempre os ficalhenses deslocaram-se até junto da pequena Ermida de Nossa Senhora das Pazes, onde de qualquer forma, mesmo os menos crentes, demonstram a devoção que têm à sua santa. Apesar de ter estado ausente fisicamente, estive lá de alma e coração,e ao ver estas imagens,fiquei com a certeza que já tinha,é o uma das maiores manifestações de fé do nosso concelho. Viva Nossa Senhora das Pazes.

Anônimo disse...

Depois de ver estas imagens, ficamos com a certeza de que o povo de Ficalho, gosta de manter a tradição da sua romaria, a qual se perde no tempo.
Também é uma prova da devoção da sua população a Nossa Senhora das Pazes,e embora a sua ermida seja pequena, a fé é enorme, a que os habitantes desta terra não ficam indiferentes.

Anônimo disse...

Ao ver estas imagens fiquei emocionado e feliz.
Apesar da nossa terra ser uma pequena localidade, as suas gentes são crentes e alegres.Prova disso,são estas belas fotografias de mais um arraial que se realizou, onde além dos cantares, comes e bebes, a fé demonstrada pelo povo ficalhense a Nossa Senhora das Pazes é imensa.

margarida monge disse...

Alegres todos lá vamos
Visitar e orar na ermidinha
Tem muito mais beleza
Quando guarda a nossa santinha


Os tempos trazem-nos desconfiança, mas devemos, com muita fé, pedir à Santa Mãe que se criem condições para que Ela possa voltar ao Seu Altar. Se pensarmos na lenda que A dignificou, verificamos que Ela não gosta de sair da sua pequena casinha...

Ainda bem que há alguém que consegue manter viva esta e outras tradições...Parabéns amiguinha!
Margarida Monge

Anônimo disse...

Falta pouco mais de um mês, para se realizar o arraial, onde vamos homenagear a querida mãe de Jesus.
Nossa Senhora das Pazes abençoe Ficalho, Portugal e o mundo inteiro.