Ficalho tem uma beleza imensa, por vezes viajamos na ânsia de procurar enriquecer os nossos olhares, deixamos para trás, a vista da Serra de Ficalho, Os Mirantes e a Fonte da figueira...é aí que vemos...todas as terras têm um cheiro especial, pelo menos para os seus habitantes. Margarida monge
Surpreendida,emocionada e completamente de acordo com os comentários anteriores, só quero acrescentar que os seus habitantes, fazem com que esta terra mantenha a magia ao longo dos anos. Obrigada a tod@s os que tornaram possível este "passeio" virtual pela nossa terra.
Ficalho tem muita beleza, como todas as terrinhas do nosso Baixo Alentejo, como por exemplo o Sobral da Adiça também tem a sua beleza, como Serpa, Pias, Vila Nova de São Bento e etc..etc...
Simplesmente espectacular. É o que posse dizer destas magnificas fotografias, que mostram o “ cantinho” de Portugal, onde eu nasci e cresci. Estando longe, parece um sonho, ligar a net, e poder ver Ficalho, tal como o trago na lembrança. Uma terra cheia de encanto. Obrigado pelo trabalho e desempenho, a quem se interessa em divulgar a nossa maravilhosa terra.
A navegar na net, sem saber ao certo o que procurava, e eis que ao acaso,descubro estas belas fotografias desta terra tão formidável. Que saúdades de subir a serra e ir junto do talefe,ou passear até à fonte da figueira,como fiz tantas vezes em criança,na companhia do meu avô. Continuem com o vosso fabuloso trabalho,dando a conhecer ao resto de Portugal,essa região que tantas vezes é esquecida.
Estas imagens trazem-me à lembrança recordações inesquecíveis da minha infância e juventude. Fiquei supreendido e feliz ao descobrir este blog. Obrigado a quem tem interesse em promover e divulgar a nossa bela terra.
Fáz bastante anos que sai de Ficalho, e vim para a zona de Lisboa, e embora goste do sítio onde moro,Ficalho é o meu lugar de eleição. Terra onde nasci,passei a minha infância e parte da juventude. Espero um dia, tal como muitos ficalhenses já o fizeram, puder voltar. Obrigado a quem criou este blog da nossa magnífica terra.Assim sempre pudemnos matar as imensas saúdades que temos do nosso Alentejo.
Um grande abraços para vocês que vão mantendo este blogue, sou Ficalheiro tenho nisso muito orgulho, ser Alentejano é mais que uma origem é um estado de alma que mesmo longe nunca se perde. (sou filho dessa terra por vezes levo tempos que aí não vou mas tenho por aí muitos amigos dos tempos de rapazes á moina por esses campos) sou sobrinho do Toi Cavalhadas da oficina de bate chapas. José Manuel Almeida Nogueira
Caso ache inconveniente e, por opção própria, não queira que as suas fotos sejam aqui divulgadas envie uma mensagem para este endereço.josefacarrasco@hotmail.com
Vila Verde de Ficalho é uma aldeia situada no extremo oriental do concelho de Serpa, pertence ao distrito de Beja e à província do Baixo Alentejo e faz parte do território denominado Margem Esquerda do Guadiana. Faz fronteira com a localidade espanhola Rosal de La Frontera. Foi possível identificar várias ocupações humanas. A primeira ocupação é atribuível ao Neolítico (cerca de 3500 a.C.) conforme revelou o Engenheiro Monge Soares aquando das escavações nas ruínas arqueológicas do Museu desta localidade. Encontram-se ainda vestígios de alguns povos invasores: Visigodos, Romanos e Árabes. É um meio rural com cerca de 2000 habitantes distribuídos pelos diferentes níveis etários, notando-se uma população envelhecida, consequência do êxodo rural da camada mais jovem para os meios urbanos, principalmente para a região do Algarve. Predomina a actividade agrícola, havendo nos últimos anos uma diminuição de emprego neste sector, principalmente na apanha da azeitona, devido às novas tecnologias, que substituem a mão-de-obra humana. Em contrapartida, nota-se um crescente aumento na plantação de olivais e na produção de azeite de marca registada. Outras soluções no combate ao desemprego são os programas POC, os cursos de formação comunitários e os subsídios atribuídos à agricultura. A actividade comercial, outrora com algum desenvolvimento, diminuiu principalmente devido à menor afluência dos espanhóis.
9 comentários:
São vistas muito lindas da nossa terra Maria Digital.
Ficalho tem uma beleza imensa, por vezes viajamos na ânsia de procurar enriquecer os nossos olhares, deixamos para trás, a vista da Serra de Ficalho, Os Mirantes e a Fonte da figueira...é aí que vemos...todas as terras têm um cheiro especial, pelo menos para os seus habitantes.
Margarida monge
Surpreendida,emocionada e completamente de acordo com os comentários anteriores, só quero acrescentar que os seus habitantes, fazem com que esta terra mantenha a magia ao longo dos anos.
Obrigada a tod@s os que tornaram possível este "passeio" virtual pela nossa terra.
Uma ficalheira....desde Bilbao
Ficalho tem muita beleza, como todas as terrinhas do nosso Baixo Alentejo, como por exemplo o Sobral da Adiça também tem a sua beleza, como Serpa, Pias, Vila Nova de São Bento e etc..etc...
Simplesmente espectacular. É o que posse dizer destas magnificas fotografias, que mostram o “ cantinho” de Portugal, onde eu nasci e cresci.
Estando longe, parece um sonho, ligar a net, e poder ver Ficalho, tal como o trago na lembrança. Uma terra cheia de encanto.
Obrigado pelo trabalho e desempenho, a quem se interessa em divulgar a nossa maravilhosa terra.
A navegar na net, sem saber ao certo o que procurava, e eis que ao acaso,descubro estas belas fotografias desta terra tão formidável. Que saúdades de subir a serra e ir junto do talefe,ou passear até à fonte da figueira,como fiz tantas vezes em criança,na companhia do meu avô.
Continuem com o vosso fabuloso trabalho,dando a conhecer ao resto de Portugal,essa região que tantas vezes é esquecida.
Estas imagens trazem-me à lembrança recordações inesquecíveis da minha infância e juventude.
Fiquei supreendido e feliz ao descobrir este blog.
Obrigado a quem tem interesse em promover e divulgar a nossa bela terra.
Fáz bastante anos que sai de Ficalho, e vim para a zona de Lisboa, e embora goste do sítio onde moro,Ficalho é o meu lugar de eleição.
Terra onde nasci,passei a minha infância e parte da juventude.
Espero um dia, tal como muitos ficalhenses já o fizeram, puder voltar.
Obrigado a quem criou este blog da nossa magnífica terra.Assim sempre pudemnos matar as imensas saúdades que temos do nosso Alentejo.
Um grande abraços para vocês que vão mantendo este blogue, sou Ficalheiro tenho nisso muito orgulho, ser Alentejano é mais que uma origem é um estado de alma que mesmo longe nunca se perde.
(sou filho dessa terra por vezes levo tempos que aí não vou mas tenho por aí muitos amigos dos tempos de rapazes á moina por esses campos)
sou sobrinho do Toi Cavalhadas da oficina de bate chapas.
José Manuel Almeida Nogueira
Postar um comentário